Resistor - Este desconhecido
Vinicius Valladão

Veja no final da página um pequeno macete para decorar o código de cores.

Os resistores são talvez os componentes eletrônicos mais utilizados. No entanto, para o iniciante, o código de cores que identifica o valor do resistor muitas vezes é uma incógnita.

Existem muitos tipos de resistores utilizados na eletrônica, porém em sua grande maioria são pequenos demais para se escrever o valor no corpo do mesmo. Desta forma, os fabricantes utilizam um código de cores, que informa o valor do resistor.

Os resistores menores ainda, que são soldados diretamente na superfície da placa, nem sempre têm o valor impresso no seu corpo, sendo necessário recorrer ao manual técnico do equipamento para saber o valor correto.


Valor e tolerância

Os resistores, a exemplo de qualquer outro componente eletrônico, apresentam pequenas variações na fabricação que fazem com que cada resistor apresente valor diferente do outro mesmo que a aparência seja idêntica e que os valores nominais sejam iguais. Devido a isso, além do valor nominal do resistor, na superfície do mesmo vem impressa a tolerância, ou seja, quanto o valor daquele resistor pode variar acima e abaixo do valor nominal. Os resistores mais comuns são fabricados dentro da com tolerância de 5 ou 10% e possuem 4 faixas coloridas, enquanto os resistores mais precisos, com tolerância de 2, 1% ou menos, são marcados com 5 faixas coloridas para permitir um dígito a mais de precisão.


Como ler um resistor de 4 faixas

Para ler um resistor de 4 faixas coloridas deve-se prestar atenção ao seguinte: há uma cor que está mais próxima do extremo. Esta é a primeira cor a ser considerada na leitura

A primeira cor deste extremo representa o primeiro dígito do valor. A segunda cor representa o segundo dígito. A terceira cor representa o fator multiplicativo. Por exemplo:

  • Marrom = 1

  • Preto = 0

  • Vermelho = 2

O valor deste resistor será 1000 ohms. Os dois primeiros algarismos são o "1" e o "0" e os dois últimos zeros são referentes ao fator multiplicativo, ou seja, a quantidade de zeros ao final do valor (2).


Como ler um resistor de 5 ou 6 faixas

Quando o resistor é de precisão, apresenta 5 faixas coloridas. Como a última faixa destes resistores normalmente é marrom ou vermelha, pode haver uma confusão a respeito de onde é o lado certo para iniciar a leitura, já que a primeira faixa que representa o valor do resistor também pode ser marrom ou vermelha. Sendo assim, a exemplo do resistor de 4 listras coloridas, o melhor  fazer é observar a faixa que está mais próxima do extremo do resistor. Esta será a primeira faixa, por onde se deve iniciar a leitura. Outra dica é verificar a faixa que está mais afastada das outras. Esta é a última faixa de cor.

A leitura nestes resistores é semelhante à dos resistores com 4 cores, mas é adicionada mais uma cor no início, fazendo existir mais um algarismo significativo na medição. Assim, os três primeiros dígitos são os algarismos significativos, o que confere maior precisão na leitura. O quarto é o elemento multiplicador. O quinto dígito é a tolerância e o sexto dígito (quando existir) fará referência ao coeficiente de temperatura, ou seja, como a resistência varia de acordo com a  temperatura ambiente. Este último valor é dado em PPM (partes por milhão).


Potência de um resistor

Um resistor possui um limite para suportar a potência que o mesmo dissipa. Devido a isso comercialmente são comercializados resistores de deiversas potências. O mais comumente encontrados em eletrônica são de 1/8 W (um oitavo de Watt). Os pequenos resistores SMD possuem potência normalmente bem menor, mas também existem resistores de muitos Watts.


Tabela de cores

A tabela de cores dos resistores pode ser vista abaixo:

Tabela de resistores

Fig. 1 - Código de resistores


Resistores SMD

à medida que o tempo passa, menores são os equipamentos e, naturalmente, os componentes internos também acompanham esta diminuição do tamanho. Hoje, dentro desta filosofia, são encontrados facilmente resistores SMD nos aparelhos eletrônicos. Estes resistores são soldados na superfície da placa e, por serem muito pequenos, possuem números impressos no corpo, obedecendo à mesma idéia de contagem, porém com números ao invés de cores.

As redes de resistores (vários resistores dentro de um mesmo encapsulamento) também obedecem a esta metodologia.


undefined


Fig. 2 - Rede de resistores e resistor SMD

Embora pareça ser um assunto por demais simples, a correta especificação de um resistor dentro de um projeto ou a adequada substituição pode eliminar grandes dissabores. Imagine uma linha de produção parada por causa de um... resistor. Ou um GMG (Grupo Moto Gerador) com seu sistema de controle defeituoso porque o resistor substituido não foi de valor adequado, paralizando o fornecimento de energia para um hospital. Crítico, não é?


Curiosidades sobre resistores

-Para aumentar levemente a resistência de um resistor raspe um pouco do mesmo.
-Um resistor que tenha superaquecido pode aumentar o valor da resistência


Fusistores

Alguns equipamenmtos utilizam um resistor que tem a função de um resistor. Este componente eletrônico é chamado de fusistor. Além de atuar como um resistor, ele tem a característica de aumentar a resistência a partir de uma determinada corrente circulante por ele, conferindo-lhe
.


Macete para decorar código de cores

Por fim, vamos fazer uma brincadeira para quem quer decorar o código de cores,  mas encontra dificuldades:

PRETO
MARROM
VERMELHO
LARANJA
AMARELO
VERDE
AZUL
VIOLETA
CINZA
BRANCO

Se a coisa tá Preta, Marrom ou Vermelha, LAVA VC até ficar Branco.

www.teletronika.com.br

 
 
  Site Map